Contato

A sua pergunta já não está respondida? Por favor, confira. Se não encontrar, acesse o formulário.

Da Inscrição

  • É necessário fazer inscrição?  Sim. Todos enviaram trabalhos e dados para compor a ficha de inscrição. No momento, não é necessário, pois as inscrições estão encerradas desde outubro de 2013.
  • Há data prevista para abertura do concurso literário em 2014? Não, infelizmente não há previsão. Mas não se preocupe, pois a abertura das inscrições será amplamente divulgada. Contamos com a sua participação!
  • Estará disponível a inscrição pela Internet? Sim. Mas, infelizmente, estão encerradas desde outubro de 2013 e não há previsão para reabertura.
  • Minha composição poderá ser em versos livres? Sim, sem problemas.
  • Há alguma restrição de tema? Não, não há qualquer restrição de tema.
  • Posso enviar meus trabalhos por e-mail?  Não, agora é só na próxima edição, pois as inscrições estão encerradas.
  • Os trabalhos enviados por e-mail podem ser anexados e enviados em um único arquivo ou devem ser separados? A seu critério. Pedimos apenas que, se enviar em um único arquivo, cada poema inicie em nova página.
  • Após 72 horas, não recebi e-mail confirmando a minha inscrição. O que faço? Por favor, entre em contato.
  • Trata-se de um trabalho com formatação especial. Posso enviar em PDF? Sim, principalmente se for difícil ou impossível fazê-lo com precisão em um editor de texto (Word, Writer, Abiword etc.).
  • Posso utilizar pseudônimo? Infelizmente, de acordo com edital, não é permitida qualquer forma de identificação nos trabalhos.
  • É preciso pagar alguma taxa? Não. A participação é gratuita.
  • Posso enviar os trabalhos via SEDEXSim, sem problemas.
  • Posso enviar trabalhos por carta simples? Por favor, não. Aceitamos, na última edição do concurso, apenas carta registrada para evitar extravio.
  • Posso inscrever apenas 1 ou 2 trabalhos?  Sim.
  • O prazo de inscrição será adiado? Não. As inscrições foram impreterivelmente efetuadas até às 17h do dia 31 de outubro de 2013. Valeu dia e hora de postagem (do e-mail ou carta).
  • Receberei o resultado do concurso por e-mail? Sim. Foram enviados comunicados por e-mail anunciando onde o resultado está disponível.
  • Quero comunicar mudança de e-mail, endereço etc. O que faço? Por favor, entre em contato e forneça seu e-mail atual.

Dos Direitos

  • Os trabalhos selecionados poderão ser publicados em outro lugar (livro, site etc.)? Sim, pois os direitos morais de Autor são inalienáveis e irrenunciáveis. Com a participação, você está apenas autorizando a publicação na antologia sem qualquer fim lucrativo.
  • Inscrevi trabalho sem registro. Tudo bem? Sim. Se seu trabalho for selecionado, será registrado com os demais na antologia. Se não for selecionado, será descartado de nosso arquivo e, é claro, o registro ficará por sua conta.
  • O que farão com meus dados? Odiamos spam e nunca compartilharemos seu e-mail com ninguém. Ele comporá a base de dados do Núcleo de Ação Cultural do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Guarulhos e será enviado um convite para a assinatura de nossa newsletter. Se não for aceito o convite, o e-mail será excluído permanentemente de nossa base de dados. Todos os dados pessoais e trabalhos serão descartados após a premiação.
  • Fui selecionado. Posso publicar alhures antes da publicação da antologia? Sim, embora não seja aconselhável por tirar o ineditismo da antologia.
  • Recebi menção honrosa. Posso participar de outros concursos? Depende do edital. O concurso literário A Palavra em Prisma, p. ex., aceita obras com menção honrosa em outros concursos, mas não obras selecionadas e/ou publicadas. De maneira geral, contudo, é permitido, pois o trabalho permanece inédito.

Do Julgamento

  • Quais são os critérios? Critérios próprios à arte poética: coerência com o tema, originalidade, criatividade e exploração de recursos inerentes à poesia, tais como métrica, rima, ritmo, riqueza no uso de figuras de linguagens etc. A Comissão Julgadora, porém, poderá explorar  e refinar os critérios e fará Relatório Técnico explicando-os sucintamente.
  • Quem são os jurados? De acordo com edital, especialistas de reconhecido prestígio na área literária. Os nomes serão divulgados em Diário Oficial e em todos os nossos canais.
  • Como funciona o processo de seleção? Cada jurado recebe uma cópia (sem marcas que possam identificar o Autor) de cada trabalho e a Comissão Julgadora decide quem serão os classificados e premiados. Apenas a Comissão Organizadora tem acesso aos dados e números dos inscritos.
  • Serão emitidos certificados para os participantes? Não. De acordo com edital, apenas os autores selecionados e com menção honrosa ou, em outras palavras, classificados na primeira etapa (com média igual ou maior que 25 pontos) receberão certificados de participação.
  • Quando o resultado será divulgado?  A lista dos contemplados  foi divulgada em 23 de dezembro de 2013

Dos Certificados e Premiação

  • Qual é a premiação do concurso? Publicação do trabalho selecionado em antologia poética.
  • Quando será a cerimônia de premiação? Não haverá cerimônia, pois como prevíamos com a abertura de inscrições pela Internet, tivemos muitos participantes de outras cidades e até de outros países, tornando inviável a reunião presencial dos contemplados. Ops! Teremos cerimônia de premiação para os autores de Guarulhos e adjacências. Divulgaremos local e data em breve.
  • Estou na lista dos classificados (tive média igual ou maior que 25 pontos), mas não recebi certificado. O que faço? Todos os certificados serão emitidos e enviados até o final do primeiro semestre de 2014. Se não receber até a segunda quinzena de junho, por favor, entre em contato.
  • Serão emitidos certificados para os participantes? Não. De acordo com edital, apenas os autores classificados na primeira etapa (com média igual ou maior que 25 pontos) e selecionados receberão certificados de participação.
  • Meu certificado saiu com erro (de data, nome ou outro). Por favor, entre em contato informando o erro e será providenciado outro certificado.
  • Quando o livro será publicado? Em novembro de 2015. Não se preocupe, pois a publicação será amplamente divulgada em nossos canais.

Da Publicação

  • Quando o livro será publicado? Publicada em novembro de 2015. Não se preocupe, pois a publicação será amplamente divulgada em nossos canais e na imprensa local.
  • Qual é a editora? Da edição de 2013-5, foi a Futurama.
  • Posso modificar o texto? Infelizmente, não é possível fazer modificações, porque o trabalho foi aprovado pela Comissão Julgadora do que jeito que está. Contudo, se o autor, preparador de originais, editor ou outro perceber algum erro gramatical etc., é claro, será necessária a correção. Não se preocupe, pois, nestes casos, entraremos em contato.
  • Posso modificar a sinopse biográfica? Sim.
  • Posso incluir dados de contato na sinopse biográfica? Sim, por sua conta e risco. 🙂
  • Sou editor e gostaria de elaborar a futura antologia. Por favor, fale conosco.
  • O livro será ilustrado? Não.

A sua pergunta não foi respondida acima? Por favor, entre em contato com a Comissão Organizadora: