Sobre

Histórico

Com mais de 10 anos de tradição, o Projeto A Palavra em Prisma, por meio de concurso literário, publicou mais de 200 autores novatos e veteranos. Tudo começou com o Seminário Literatura: A Cultura da Palavra, realizado em 18 e 19 de outubro de 2002, como parte do Projeto A Palavra em Prisma, dentro do Programa de Ação Cultural desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Guarulhos e Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Guarulhos. O projeto foi idealizado pelo Prof. Valmir de Souza, Prof. César Magalhães Borges, João Canobre, Profª Maria Cláudia Fernandes e Angelo Macedo. Ainda estavam presentes no Seminário: Sérgio Mamberti, repentistas Jucélio Costa e Dedé Laurentino, Prof. Edmir Perroti, Hamilton Faria e Raimundo Gadelha.

A Palavra em Prisma, em sua configuração inicial, segundo César Magalhães Borges, contou com oficinas poéticas (coordenadas por César Magalhães Borges), oficinas de narrativa (coordenadas por José Alaercio Zamuner), Clássicos da Literatura (coordenados por Joseli Magalhães Perezine), Cafés Filosóficos (coordenados por Valmir de Souza) e mostras de cinema (coordenadas por João Canobre).

Saiba mais em Edições anteriores

Objetivo

O Concurso literário A Palavra em Prisma visa fomentar a produção literária da cidade de Guarulhos e, por extensão, do Brasil. Propõe-se a publicar uma amostra desta produção por meio de certame literário e ampliar o Universo literário de Guarulhos pela participação e intercâmbio com outros Estados e até países.

Visamos contribuir para o aperfeiçoamento e difusão da produção local, pois são elementos que dinamizam a Cultura através da troca de experiências entre autores e leitores e enriquecem a inter-relação entre o artista, a obra e o público (CANDIDO, 1976, p. 33): Na medida em que a arte é (…) um sistema simbólico de comunicação inter-humana, ela pressupõe o jogo permanente de relações entre os três, que formam uma tríade indissolúvel.

Outra contribuição é a ampliação da esfera pública de debates sobre práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural em Guarulhos, São Paulo e Brasil.

Público-alvo

O projeto destina-se a estudantes de diversos níveis, escritores iniciantes de diferentes gêneros (dramaturgia, poesia, conto, ensaio etc.) e interessados em literatura e redação.

Justificativa

O Projeto A Palavra em Prisma nasceu em Guarulhos, em 2003, fruto de uma iniciativa da Secretaria de Cultura do município e da colaboração de produtores literários, artistas e intelectuais da cidade (cf. SOUZA, c. 2002, i).

Uma metrópole como Guarulhos possui uma vida literária bastante diversa. A cidade conta com expressiva movimentação de poetas e escritores. Há também grupos que se reúnem para realizar saraus, performances e apresentações espontâneas. Enfim, há uma organização literária bastante participativa. Neste contexto, a literatura pode se fundar como um dos elementos fundamentais de uma política de cidadania, contribuindo para o exercício individual em sociedade e ampliando a discussão de questões culturais e literárias de nosso tempo.

A narrativa, a poesia, a crônica e o conto são dados culturais que dinamizam a vida social através das trocas de experiências entre escritores e leitores. O Projeto viabiliza troca de experiências; portanto, cremos, cumprirá o seu papel.

Referências bibliográficas
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1976.
SOUZA, Valmir de. Apresentação. In Projeto A Palavra em Prisma. Guarulhos, São Paulo, c. 2002.